quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Treinamento anti-drogas

Foi pensando na realidade do mundo das drogas que a Governadora do Distrito LD-9 de Lions Clubes, Valdete Guollo Salvan, estabeleceu como meta, em sua gestão, mobilizar os Clubes do Distrito para realização de trabalhos de prevenção ao uso indevido de drogas. Para dar início ao lançamento do projeto, a Governadora juntamente com o Assessor Distrital Manoel Rozeng e a Comissão Distrital, organizaram um treinamento, no último sábado, para as Comissões dos Clubes de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas em Morro da Fumaça. O evento contou com mais de 60 participantes.
Foram apresentados conceitos, classificação das drogas, suas consequências e como agem no organismo. Entre as mais consumidas o álcool é o que encabeça a lista dos mais utilizados; justamente por ser uma droga lícita, presente nos mais diversos grupos sociais e vendida livremente.
Segundo Manoel a resposta para a maioria das dúvidas vem de uma sociedade unida, organizada e pronta para articular visando à prevenção; sem esquecer-se de tratar e recuperar os que já são usuários.
Entre as ações que podem ser desenvolvidas Rozeng citou a criação de debates, reuniões e palestras com a participação de jovens e adolescentes. Lembrou que os clubes de Lions devem incentivar o tema criando atividades como concursos escolares, competições esportivas, eventos de arte e cultura, panfletagem, criar grupos de estudo, grupos virtuais e buscar estar inseridos em Conselhos Estaduais e Municipais Sobre Drogas. A Governadora Valdete encerrou o evento ressaltando a importância de um trabalho de prevenção junto às escolas, a comunidade e com os Clubes de LEOs. Enfatizou o quanto acredita no envolvimento e nas ações de todos os presentes. Falou, ainda, que Lions é uma Associação Internacional que trabalha em prol das comunidades e não pode fechar os olhos diante deste sério problema que está afetando as famílias e a sociedade num todo, tem que atuar na Prevenção.




Nenhum comentário: